Vacinação contra a gripe em Ilhéus ocorre até o dia 9 de maio

Vacinação se estende após o Dia D
Arquivo

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Ilhéus prorrogou até o próximo dia 9 de maio a vacinação de crianças, adultos e idosos contra a gripe. Para evitar filas desnecessárias, o secretário de Saúde, Antônio Ocké, solicita que as pessoas procurem as unidades mais próximas de suas residências.

Além da imunização contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza, os postos de saúde do município seguem ministrando as vacinas de rotina, como BCG, hepatite B, DF (Difteria e Tétano), DTP (Difteria, Tétano e Coqueluche), Febre Amarela, Triviral (Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela), Pentavalente (Hib, Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B), Vip (Pólio inativada) e Rotavírus.

A supervisora de Imunização da Sesau, Walkíria Cardeal, informa que estão funcionando durante os dois períodos do dia (manhã e tarde) as unidades do Sarah, CSU (Centro Social Urbano), Salobrinho, Cae III (Sesp) e PSF (Programa Saúde da Família) do Bairro Nossa Senhora da Vitória. Apenas no período da manhã, participam as unidades de Olivença, Policlínica Almiro Vinhais (Avenida Princesa Isabel), Dr. Euler Ázaro (Teotônio Vilela), PSF do Ilhéus II e centros sociais do Iguape, Nelson Costa e Vila Cachoeira. Já no período da tarde, a população pode contar com a Unidade de Saúde do Hernani Sá (Urbis) e com os PSFs do Alto da Conquista e do Teotônio Vilela.

Qualquer criança na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos (até 4 anos, 11 meses e 29 dias) deve tomar duas doses da vacina contra a gripe. A partir dos cinco anos até a fase idosa (até os 60 anos), só devem tomar uma dose da vacina pessoas que tiverem comorbidade - quadro clínico em que o paciente apresenta pelo menos duas patologias simultâneas, como, por exemplo, diabetes e hipertensão. Também precisam ser imunizados idosos (pessoas com mais de 60 anos), gestante puerperal (até 45 dias pós-parto), indígenas, trabalhadores da saúde, funcionários e pessoas privadas de liberdade do sistema carcerário. Há ainda algumas categorias de risco clínico com indicação da vacina influenza sazonal - pessoas com doença respiratória, doença cardíaca, doença renal, doença hepática, doença neurológica, diabetes, imunossupressão, obesos transplantados e portadores de trissomias.

Zona Rural - Wakíria Cardeal adianta, ainda, que a Secretaria Municipal de Saúde também está vacinando nas vilas, povoados e distritos de Ilhéus, bem como idosos acamados. O Dia D da Vacinação contra a gripe ocorreu no último dia 26. Neste primeiro dia de trabalho, receberam a dosagem um total de 4.919 pessoas, das quais 1.752, idosos, 2.313 crianças menores de cinco anos e 347 gestantes, profissionais de saúde, indígenas e parturientes.  Além do atendimento nas unidades, o primeiro dia da 16ª campanha de imunização contra os vírus da gripe H1N1, H3N2 e Influenza contou  também com um carro volante e um posto de atendimento extra no Centro de Abastecimento do Malhado. A ação contou com cerca de 200 profissionais e voluntários.